Empréstimo Pensionista

Um produto que vem sendo largamente oferecido pelos bancos é o empréstimo para pensionista. O pensionista sempre teve muitos sonhos de consumo, normais de todo o ser humano, porém a dificuldade para realizar esses sonhos é bastante real em função da baixa renda pois esta mal dá para suprir as necessidades básicas com moradia, alimentação e remedias que em geral é bastante considerável numa idade já meio avançada. Diante de todo esse quadro o empréstimo para pensionistas, quando instituído, passou a representar uma ótima oportunidade para a realização de algum sonho ou mesmo para suprir alguma necessidad, através de instituições financeiras que fazem emprestimos, como no caso dos emprestimos bancários.

Para bancos e financeiras o empréstimo pensionista representa um negócio sem risco, totalmente seguro já que as prestações são retiradas diretamente do benefício, não passando pela mão do devedor, assim como osemprestimos descontados em folha. Mesmo assim acontecem muitos abusos no exagero dos juros emprestimo cobrados por certos agentes financeiros. Atualmente o pensionista faz o empréstimo em qualquer agencia bancária ou financeira que tenha convenio com o INSS e isso faz com que ele possa pesquisar as melhores taxas já que não está atrelado ao local onde recebe o benefício e com isso o mercado também vai se obrigando a adequar os juros para poder competir.

Apesar de todos os benefícios que se esperava que viessem com o empréstimo ao pensionista, isto foi bastante obscurecido pelos abusos que infelizmente foram cometidos contra os pensionistas ingênuos e portanto despreparados para enfrentar o mundo selvagem em que vivem. Esses abusos foram cometidos por parentes e funcionários dos bancos, financeiras e INSS, que vergonhosamente se aproveitaram dessas pessoas e fizeram empréstimos sem o conhecimento dos pensionistas, que só se deram conta quando começaram a ser descontados de seus proventos. Muitos, inocentemente passam seus dados para os funcionários que os atendem, passam até senhas para que retirem para eles o seu dinheiro e acabam com isso sendo ludibriados. Pior ainda é quando filhos enganam os pais.

Atualmente o governo tomou uma série de medidas para tentar coibir esses abusos cometidos, que não foram poucos, pelo contrário, foram muitos e largamente denunciados na mídia. Existem muitos pensionistas que até hoje estão lutando na tentativa de deixar de pagar contas que não fizeram, que assumiram sem saber, que já pagaram e tentam receber de volta. Essa é uma briga para muitos anos mas o importante é que hoje se essas tramas não foram eliminadas pelo menos foram bastante dificultadas pois antes até por telefone faziam empréstimos pensionistas. Atualmente esta pratica está proibida, os prazos de pagamento aumentaram e a capacidade de endividamento diminuiu. Mesmo assim as irregularidades vão diminuir porém não irão parar totalmente pois nada pode o estado quando um filho rouba os próprios pais, principalmente porque esses jamais os denunciam, dificultando assim qualquer ação.

Gostou do artigo sobre Empréstimo Pensionista? Veja mais sobre Emprestimo Online aqui!

Emprestimo Online - Artigos mais visitados